03/04/2025
Revisado em: 03/04/2025
Seguir uma rotina de alimentação saudável e equilibrada é essencial para pessoas que sofrem com problemas de estômago.
A chegada da sexta-feira traz a sensação de que a semana foi longa e exaustiva. Para aliviar o estresse, você decide almoçar com os colegas de trabalho em um novo restaurante da região, optando por um hambúrguer com bacon e refrigerante. À noite, para relaxar, um chopp e um pastel parecem ser uma ótima escolha. No sábado, a tradição de pizza com a família se mantém, e no domingo, o almoço na casa da sogra traz aquela deliciosa macarronada.
Após esse desvio da rotina, você promete retomar a alimentação saudável e a prática de atividades físicas na segunda-feira, após algumas semanas sem fazer exercícios. Porém, à noite, o corpo começa a dar sinais de desconforto, com dores no estômago e constipação.
Você já percebeu como a alimentação afeta seu bem-estar? Se você se identificou com os parágrafos acima, está na hora de rever seus hábitos. Além de favorecer o ganho de peso, manter uma dieta inadequada pode causar colesterol alto, gastrite, má digestão e problemas mais graves como refluxo e diabetes. Sair da rotina ocasionalmente não é um problema, desde que a alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos sejam parte do dia a dia.
E para quem tem problemas de estômago, escolher os alimentos corretos é essencial para evitar complicações. O excesso de frituras, bebidas açucaradas ou alimentos pesados pode gerar desconfortos abdominais. Por isso, a alimentação para quem tem problema de estômago exige atenção, especialmente quando hábitos desregrados se tornam frequentes. A boa notícia é que, com escolhas alimentares saudáveis e hábitos equilibrados, é possível restaurar o bem-estar.
Alguns alimentos considerados saudáveis podem, na verdade, contribuir para complicações gastrointestinais. Barras de cereal, pães e biscoitos integrais, e até o leite, seja desnatado ou não, podem ser vilões para a saúde do aparelho gastrointestinal.
Embora as barras de cereal pareçam uma opção saudável, muitas barrinhas industrializadas contêm uma quantidade significativa de açúcar. O mesmo acontece com o pão integral industrializado, que nem sempre utiliza farinha integral de verdade em sua composição, podendo conter até mesmo farinha branca, gordura, aditivos e corantes.
Uma boa alternativa para quem tem problemas de estômago, mas gosta de consumir barrinhas de cereal e pães, é prepará-los em casa. Assim, você tem controle total sobre os ingredientes, podendo escolher os mais saudáveis e os que melhor se adaptam às suas preferências.
A carne vermelha é uma das principais fontes de proteína na alimentação dos brasileiros, mas pode deixar o intestino mais lento, exigindo mais energia do sistema digestivo. Além disso, quando consumida em excesso, pode ser prejudicial à saúde, aumentando o risco de desenvolver problemas cardiovasculares e diabetes. Alguns fatores da carne, como o hormônio usado para a engorda do gado e a casquinha formada no churrasco, podem intoxicar o organismo.
O consumo excessivo de produtos defumados também deve ser evitado na alimentação para quem tem problema de estômago, pois contém compostos nitrogenados que alteram a microbiota intestinal.
O leite, apesar de ser uma boa fonte de proteína, pode causar desconforto se consumido em excesso, mesmo por quem não tem intolerância à lactose. Essa bebida tão comum no dia a dia de muitas pessoas, altera o pH do estômago, tornando-o mais alcalino e, consequentemente, estimulando a produção excessiva de ácido, o que pode resultar em azia. Como alternativa, os leites vegetais (feitos de castanhas, amêndoas, aveia ou arroz) podem ser mais indicados para quem tem problema de estômago.
Mesmo frutas e vegetais podem fazer mal à saúde devido ao uso de agrotóxicos. Por isso, dê preferência a produtos orgânicos. Apesar de serem mais caros, os alimentos orgânicos são mais saudáveis, livres de substâncias nocivas e preservam melhor o sabor natural dos alimentos.
Para quem sofre com complicações gastrointestinais, é essencial manter uma alimentação balanceada. Evitar excessos e fazer escolhas conscientes pode fazer toda a diferença na sua saúde a curto e longo prazo.
Além disso, ao comprar produtos industrializados, sempre leia com cuidado os rótulos dos alimentos. Fique atento ao primeiro ingrediente listado, pois é o que está presente em maior quantidade. Se o primeiro ingrediente for açúcar, procure optar por uma alternativa mais saudável.
E lembre-se: uma alimentação saudável não se trata de seguir uma dieta cheia de restrições, mas, sim, de adotar hábitos alimentares equilibrados que favoreçam o seu bem-estar. Afinal, pequenas escolhas na alimentação para quem tem problema de estômago podem ter um grande impacto na saúde.
POPULARES EM DIETAS
Os conteúdos mais buscados sobre Dietas
Alimentação para quem tem problema de estômago | Rede Américas
Seguir uma rotina de alimentação saudável e equilibrada é essencial para pessoas que sofrem com problemas de estômago.
Leia maisCrudivorismo: entenda sobre a dieta baseada em alimentos crus, seus benefícios e riscos
Veja o que é o crudivorismo, sua aplicação, quais são os benefícios e riscos de se consumir alimentos crus.
Leia maisIntolerância ao glúten atinge mais mulheres
Saiba o que é intolerância ao gluten, quais são os sintomas e por que é uma condição que atinge mais mulheres.
Leia mais