28/02/2025
Revisado em: 21/03/2025
Cada mulher pode sentir os sinais da gravidez com mais ou menos intensidade
O corpo começa a apresentar, de forma inesperada, certos sinais que podem indicar uma gravidez. Algumas mulheres, às vezes, nem chegam a desconfiar que tais indícios significam o início de uma gestação.
Mas, afinal, quais são esses primeiros sintomas que indicam que uma mulher agora começa a desenvolver um feto?
A sensibilidade de cada mulher às mudanças hormonais que ocorrem durante a gravidez pode variar. Algumas sentem essas alterações mais intensamente e outras um pouco menos. “O primeiro passo, depois da desconfiança, será sempre a confirmação da gestação por meio de exames laboratoriais solicitados pelo ginecologista\", orienta o Dr. Evandro Oliveira, ginecologista e obstetra e diretor da Rede América.
Continue a leitura para saber mais como ter a certeza de que a gravidez é positiva.
Embora os sintomas que surgem em decorrência da gravidez sejam comuns, não são todas as mulheres que apresentam essas evidências. “O atraso do ciclo menstrual, por exemplo, normalmente é a maior indicação da gravidez\", pontua o Dr. Evandro.
Essa é, sem dúvida, a mudança no organismo que mais chama a atenção. Mas também existem outras. Veja, a seguir, as principais:
Avaliar a possibilidade de uma gravidez por meio do toque ou da aparência da barriga não é um método eficaz de confirmação.
Sempre será necessária a realização de exames seguros para um diagnóstico preciso.
O sinal mais comum e um dos primeiros de uma gestação é o atraso na menstruação. No entanto, algumas mulheres têm o ciclo menstrual irregular e isso pode ser um sintoma de difícil avaliação. Há também a possibilidade de a gestante não apresentar nenhum tipo de sintoma físico típico de uma gravidez.
No entanto, em grande parte das mulheres, os sintomas comuns como aumento da sensibilidade nos seios e enjoo e vômitos podem ser sentidos já no início.
Outros sinais, como o movimento do feto, por exemplo, normalmente começam a surgir a partir da 20ª semana de gestação.
Alguns sinais podem ser percebidos apenas no começo e outros podem durar até o nascimento do bebê.
O teste de BHCG quantitativo é o exame mais comum capaz de detectar a quantidade do hormônio HCG e confirmar a gravidez. Ainda pode indicar o tempo de gestação e se está indo tudo bem até aquele momento.
Além disso, caso tenha urgência, você pode buscar por testes de farmácias. Apesar de ter menos assertividade, a margem de erro é pequena.
Outros métodos também podem ser usados na confirmação da gestação, como a ultrassonografia obstétrica do primeiro trimestre. Por meio da avaliação transvaginal, é possível analisar o saco gestacional, localizado na cavidade do útero, a partir da quinta semana de gestação.
Um cuidado importante que deve ser considerado é a confirmação da gestação, por meio de exames laboratoriais, e, depois da detecção da gravidez, começar as consultas de pré-natal para que a futura mamãe e seu bebê sejam acompanhados de forma adequada por um especialista.
O obstetra é o médico especialista que cuida da gestante durante todo o período da gravidez.
Ao começar a gestação, procure um de nossos profissionais para consulta e atendimento exclusivo para mulheres na Rede América.
POPULARES EM EXAMES DE GRAVIDEZ
Os conteúdos mais buscados sobre Exames de Gravidez
Vacinas durante a gestação: veja as principais | Rede América
Confira abaixo as principais vacinas recomendadas durante a gestação
Leia maisCardiotocografia fetal: o que é o exame e como interpretar os resultados
Saiba mais sobre o procedimento que pode prevenir o sofrimento fetal
Leia maisTrombofilia na gravidez: o que é, quais são os fatores de risco e cuidados
A trombofilia na gravidez representa um grande risco de abortos e problemas de desenvolvimento do bebê
Leia mais