19/03/2025
Revisado em: 19/03/2025
O sintoma associado a dores e outros incômodos pode ser sinal de alerta
Geralmente apresentar um corrimento rosado em algum momento da vida não demonstra gravidade e pode ser até algo normal. Isso porque pode estar relacionado ao início do ciclo menstrual, alterações hormonais ou ao uso de anticoncepcional.
Segundo o ginecologista Dr. Marcus Vinícius Barbosa de Paula, chamamos de corrimento qualquer secreção vaginal anormal.
“A coloração diz muito sobre as características fisiológicas ou patológicas. Quando se apresenta de coloração rósea habitualmente se refere a um mínimo sangramento suficiente para tingir a secreção normal”.
É importante ressaltar que pequenos episódios de sangramento podem ser normais, principalmente quando se relaciona a pequenos traumas locais do colo, como no caso das relações sexuais.
Continue a leitura para saber mais sobre o corrimento rosado.
Sim, ele pode ser normal desde que tenha curta duração e também não apresente nenhum outro sintoma associado como: dor abdominal, dor pélvica, náuseas e, principalmente, cheiro forte.
“Caso apresente essas condições, busque atendimento médico para avaliação correta do quadro e indicação de um tratamento”, alerta o Dr. Marcus.
As situações que mais comumente causam o corrimento rosado são:
“O corrimento rosado após relação sexual pode ocorrer devido a pequenos traumas e lesões no canal vaginal, e, isso pode causar algum pequeno sangramento, de baixo volume e curta duração”, explica o Dr. Marcus.
Nesse caso, sem nem mesmo haver a necessidade de um tratamento. No entanto, se o sangramento tiver grande volume, com longa duração é necessária a realização de um exame ginecológico o mais rápido possível.
O médico também explica que a secreção vaginal também sofre influência da fase do ciclo menstrual da mulher.
“Quando a paciente está na fase ovulatória, a secreção vaginal se apresenta como uma secreção mucoide, como um catarro espesso sem odor, além disso quando a mulher engravida, pode apresentar uma secreção mais abundante”, completa.
É normal que algumas mulheres apresentem algum corrimento rosado quando começam a usar ou quando mudam de anticoncepcional.
Isso ocorre normalmente quando eles têm baixos níveis de estrogênios ou com apenas progestágenos em sua composição.
Além disso, também pode ocorrer em situações nas quais a pílula não é usada corretamente.
O corrimento rosado pode indicar gravidez. Isso ocorre devido ao período da nidação, ou seja, na fase da implantação do embrião no endométrio – tecido de revestimento interno do útero.
Vale ressaltar que isso acontece com todas as mulheres, apesar de ser um acontecimento normal. No entanto, quando o sangramento é intenso deve-se buscar auxílio médico.
Sempre que ocorrem mudanças no corpo é preciso ter atenção. Em caso de corrimento rosado, em pequeno volume e sem sintomas associados, é preciso observar se ele cessa rapidamente.
E, em caso de estar associado a outros sintomas, é preciso buscar o atendimento de um médico ginecologista para a realização de um checkup ginecológico.
POPULARES EM SAÚDE DA MULHER
Os conteúdos mais buscados sobre Saúde da Mulher
Mastologista cuida de quê? Entenda o papel desse especialista
Para além do câncer de mama, ele também atua em casos de complicações de próteses mamárias.
Leia maisNódulo na mama: o que é e quando buscar ajuda médica
Entenda quais são os possíveis tipos de nódulos na mama, como identificá-los e quando procurar por auxílio médico.
Leia maisMamilo invertido: o que é e quando buscar ajuda médica
É de extrema importância que pessoas com mamilo invertido adquirido sejam avaliadas por um mastologista
Leia mais