Ícone
Logo Portal AméricasLogo Portal Américas Mobile
InícioSaúdeSintomas

O que é dor crônica: veja quando procurar ajuda médica

A dor crônica é aquela que persiste ou se repete por mais de três meses. Saiba como é feito o diagnóstico desse tipo de dor.

Sentir dor em algum momento da vida é algo comum para a maioria da população. As dores crônicas, por exemplo, afetam cerca de um terço das pessoas. Com o passar do tempo, problemas como dor nas articulações e na coluna podem surgir devido a inflamações, doenças como o câncer, condições degenerativas ou infecções, as quais podem causar dores persistentes por muitos meses.

dor crônica

Vale ressaltar que a dor é um mecanismo de preservação e proteção do organismo. Por isso, ela aparece quando há uma ameaça. Quando ocorre algum trauma em um tecido, ocorre a liberação de substâncias percebidas por terminações nervosas do corpo e, assim, acontece a dor. 

Neste texto, a anestesiologista Dra. Cristina Andrada Batista explica o que é a dor crônica, quais são os tipos e como a condição é diagnosticada e tratada. Entenda mais na leitura completa.

O que é dor crônica?

A dor crônica é identificada quando persiste por mais de três meses ou que dura mais tempo que o processo de cicatrização usual. Em geral, acontece devido a alterações no sistema nervoso ou nas fibras nervosas de algum membro afetado. Geralmente, está associada a doenças crônicas, por exemplo, fibromialgia, artrite reumatoide, artrose ou até mesmo câncer.

A dor é provocada quando ocorre algum prejuízo aos tecidos, como uma queimadura, um corte, uma inflamação. Ela também pode ser influenciada pelas emoções, como a ansiedade e depressão, que aumentam não só a intensidade, mas também a duração da dor.

Segundo a Dra. Cristina, existem vários tipos de dor crônica, as mais frequentes são: dores lombares crônicas, cefaleias crônicas, fibromialgia, dores musculares e articulares (joelhos, ombros, quadril, pés, mãos) e dor pélvica crônica.

Existem alguns tipos de dor crônica, e elas podem surgir em várias partes do corpo. As mais comuns são:

Dor neuropática

 A dor neuropática é o resultado de alterações do sistema nervoso e pode afetar o cérebro, a medula ou os nervos periféricos.

Dor inespecífica

Acontece quando a dor é provocada, neuropática e de causas desconhecidas. São as motivadas, por exemplo, por hérnia de disco, dor de cabeça e osteoartrose.

No caso das regiões afetadas, possuem os seguintes exemplos de dores bastante comuns:

Dor de cabeça crônica

São dores na cabeça que duram 15 dias ou mais.

Dor lombar crônica

É quando a dor atinge a região há cerca de 12 semanas.

Dor pélvica crônica

Quando a dor pélvica não é motivada pela menstruação, pode ser causada por infecções urinárias, endometriose e doença inflamatória pélvica, entre outras.

Como é feito o diagnóstico da dor crônica?

O diagnóstico da dor crônica é feito, principalmente, por meio de anamnese (coleta do histórico médico do paciente) e de exame físico durante a consulta. 

Quando necessário, exames complementares são solicitados, como exames laboratoriais e de imagem (ultrassonografia, ressonância magnética e tomografia).

Qual é o tratamento para a dor crônica?

O tratamento para a dor crônica é individual, amplo, incluindo a prescrição de medicamentos e tratamentos complementares, como fisioterapia e acupuntura.

Em alguns casos, são realizados procedimentos com agulhas guiadas por exame de imagem (tratamento intervencionista da dor). Isso dependerá da avaliação de cada paciente.

Portanto, é fundamental o acompanhamento médico para supervisão, inclusive durante o tratamento, para ser analisada o avanço na melhoria das dores crônicas.

POPULARES EM SINTOMAS

Os conteúdos mais buscados sobre Sintomas

Sinais de infarto: veja 9 os principais | Rede Américas
Dor no corpo

Sinais de infarto: veja 9 os principais | Rede Américas

Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde.

Leia mais
Sintomas da anemia: quais são e como identificá-los  | Rede América
Cansaço excessivo

Sintomas da anemia: quais são e como identificá-los | Rede América

Qualquer tipo de anemia deve ser tratado de forma adequada para evitar complicações

Leia mais
  Mialgia: o que é, causas, prevenção e tratamento
Dor no corpo

Mialgia: o que é, causas, prevenção e tratamento

Entre as principais causas da mialgia estão o excesso de esforço e o estresse.

Leia mais
Ver todos