31/03/2025
Revisado em: 31/03/2025
Endometrite é uma inflamação no endométrio. Saiba quais são as causas, sintomas, sinais e tratamento.
Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) de 2021 apontam que 51,1% da população brasileira é composta por mulheres. Mesmo sendo maioria, ainda existem muitas dúvidas com relação à saúde da mulher e diversas alterações, como a endometrite, são pouco conhecidas pela sociedade.
No artigo de hoje, o Dr. Alexandre Brandão, cirurgião ginecológico especializado em endometriose da Rede América, fala mais sobre o quadro. Confira!
O endométrio é um tecido que envolve a parede interna do útero. Sua espessura varia de acordo com as etapas do ciclo menstrual e tem a função de abrigar e nutrir o embrião no início da gravidez, até a formação da placenta.
A endometrite é caracterizada pela inflamação do tecido e tem a infertilidade e o aborto espontâneo como duas das consequências.
A endometrite é causada por bactérias que são comumente adquiridas através de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), durante as relações sexuais. “As principais ISTs precursoras da enfermidade são a gonorreia e a clamídia, que podem ser prevenidas por meio do uso de preservativo. Procedimentos no útero, como curetagem após aborto; inserção de Dispositivo Intrauterino (DIU) ou até mesmo o parto, também podem provocar a endometrite. Neste último caso, a infecção é facilitada pela dilatação do colo do útero, que propicia a contaminação da área", explica o especialista.
Vale ressaltar que em casos de endometrite puerperal (pós-parto) geralmente são quadros agudos, cursando com febre, dor abdominal, calafrios, mal-estar e saída de pus ou sangue com odor fétido pela vagina.
Endometrite e endometriose são condições diferentes, embora ambas envolvam o endométrio. A endometrite é uma inflamação do tecido que reveste o útero, geralmente causada por infecções bacterianas, que podem ocorrer após o parto, aborto ou procedimentos intrauterinos.
Já a endometriose é uma condição crônica caracterizada pelo crescimento do tecido endometrial fora do útero, como nos ovários, trompas e até no intestino. Sua causa exata ainda não é totalmente compreendida, mas acredita-se que envolva fatores hormonais e imunológicos.
Os principais sintomas de endometrite são bastante genéricos e por isso, a paciente tende a levar mais tempo para buscar atendimento médico. Além de mal-estar, febre, dores pélvicas ou abdominais, podem surgir outras manifestações mais características, como:
O Dr. Alexandre chama atenção para a diferença entre casos agudos e crônicos. “Quando a endometrite se torna crônica, na maioria das vezes, é assintomática."
O diagnóstico da endometrite é baseado na avaliação clínica, histórico do paciente e exames complementares. O médico geralmente investiga sintomas como febre, dor pélvica, sangramento anormal e corrimento vaginal com odor desagradável. Durante o exame físico, pode haver sensibilidade ao toque no útero.
Para confirmação, podem ser solicitados exames laboratoriais, como hemograma (para detectar infecção), exames de cultura do corrimento vaginal ou biópsia endometrial. Em alguns casos, exames de imagem, como ultrassonografia transvaginal, podem ser usados para descartar outras condições ginecológicas.
Se houver suspeita de infecção grave, pode ser necessária uma histeroscopia para avaliação direta do útero. O tratamento costuma ser feito com antibióticos, e em casos mais graves, pode ser necessária internação.
Segundo o especialista, a boa notícia é que: sim! A endometrite tem cura e o tratamento é feito a partir de medicamentos antibióticos.
Uma vez que a endometrite tem origem na infecção bacteriana, o tratamento prioriza o combate aos germes por meio do uso de medicamentos antibióticos orais ou injetáveis.
Caso a endometrite esteja associada a abscessos pélvicos, pode ser necessária a realização de cirurgia abdominal.
Na Rede América, nossos profissionais oferecem acompanhamento ginecológico integral e humanizado, desde as primeiras consultas. Caso você esteja com suspeita de endometrite, não hesite em marcar uma consulta com um de nossos médicos.
Agende uma consulta com apenas um clique!
POPULARES EM DOENÇAS
Os conteúdos mais buscados sobre Doenças
Endometrite: o que é, sintomas e tratamentos | Rede Américas
Endometrite é uma inflamação no endométrio. Saiba quais são as causas, sintomas, sinais e tratamento.
Leia maisSintomas de hemofilia: como identificar e tratar essa condição
Condição é causada por mutações genéticas no cromossomo X
Leia maisDoenças hepáticas: veja as mais comuns e seus tratamentos
Conheça as principais doenças do fígado e as doenças hepáticas. O que são, quais os principais tipos e os sintomas para ficar atento!
Leia mais