28/02/2025
Revisado em: 21/03/2025
Campanha Setembro em Flor estimula a adoção de ações diárias para prevenir cânceres ginecológicos
Imersas na rotina profissional, doméstica e pessoal, muitas mulheres acabam deixando de lado os cuidados com a saúde feminina. A campanha Setembro em Flor tem o objetivo de conscientizar a sociedade da importância de manter em dia as consultas médicas e os exames de rotina feminino para detectar precocemente e até prevenir os cânceres ginecológicos.
Continue a leitura para saber quais são os exames de rotina feminino e a importância deles para que a saúde da mulher esteja sempre cuidada.
Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) de 2019, 51,8% da população brasileira é composta por mulheres. Apesar de serem maioria, as políticas de saúde da mulher são bastante recentes – 1984 –, e, até a década de 1950, a atenção era voltada especificamente para questões relacionadas com a gestação e o parto.
Dos anos 1970 para cá, o entendimento sobre saúde da mulher começou a ser ampliado e tornou-se o que conhecemos hoje: implementação de políticas de saúde sexual, além de conscientização, prevenção e tratamento das diversas doenças que atingem esse público.
Os exames de rotina feminina são exames médicos realizados periodicamente para monitorar a saúde da mulher, detectar precocemente problemas e doenças, e garantir um acompanhamento adequado ao longo da vida.
A recomendação sobre quais exames fazer e com que frequência pode variar conforme a idade, histórico médico e fatores de risco individuais, mas alguns exames de rotina são amplamente recomendados.
Segundo a Dra. Daniela Selano, coordenadora da Obstetrícia da Rede Américas, os principais exames de rotina feminina são:
A especialista explica que diversos quadros podem ser tratados, desde que descobertos a tempo, já que o diagnóstico precoce proporciona maior chance de cura.
Os cânceres ginecológicos podem ser evitados pela adoção de alguns cuidados:
Os principais fatores de risco para o câncer de mama são imutáveis, sendo:
Também é possível relacioná-lo com aspectos como gravidez tardia, tratamento de reposição hormonal, ausência de filhos biológicos e menopausa após os 55 anos. Entre as causas externas estão:
“Embora os fatores genéticos não sejam modificáveis, os motivos externos podem ser prevenidos por meio da prática de atividades físicas, da adoção de uma dieta equilibrada e do combate ao alcoolismo e ao tabagismo\", completa a Dra. Daniela.
Com as mudanças sociais dos últimos anos, muitas mulheres têm optado pela maternidade por volta dos 35 anos, depois de já conquistar certa estabilidade profissional.
A dica da médica é que “aquelas que desejam ser mães um pouco mais tarde, por volta dos 30 anos, devem consultar seu médico para verificar a reserva ovariana e avaliar a possibilidade de congelamento de óvulos, visto que, aos 35, a qualidade ovariana já começa a diminuir\".
Aqui na Rede Américas, você encontra espaços dedicados à saúde da mulher, onde você pode fazer seus exames de rotina feminino com o melhor atendimento com médicos que oferecem consultas com atendimento humanizado.
Para agendar uma consulta ou obter mais informações, consulte nossos canais de atendimento.
POPULARES EM EXAMES MÉDICOS
Os conteúdos mais buscados sobre Exames Médicos
Tomografia: exame produz imagens detalhadas e em alta resolução
A tomografia computadorizada é considerada um procedimento não invasivo que ajuda a avaliar diversas partes do corpo e condições, como lesões, tumores, infecções, danos após episódios de trauma e alterações ósseas.
Leia maisEspirometria: o que é esse exame e quando é indicado
Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde
Leia maisExames feitos no recém-nascido na maternidade
Saiba quais são e como são realizados os 6 exames mais importantes para recém-nascidos e entenda como eles ajudam a garantir a saúde do bebê.
Leia mais