20/03/2025
Revisado em: 21/03/2025
Condição crônica é caracterizada pela formação de cicatrizes no pulmão
Conforme envelhecemos, acumulamos histórias e experiências. Mas junto com toda a bagagem das vivências, vêm também algumas mudanças naturais, como a mudança na disposição física e pode ser necessário um esforço maior para realizar o que, antigamente, soava mais fácil.
Porém, ainda que faça parte de um processo natural, não é normal sentir cansaço extremo ao executar tarefas simples como arrumar a cama, por exemplo, e este pode ser um indicativo de condições médicas como a fibrose pulmonar, que deve ser diagnosticada e tratada.
Nesse artigo, o Dr. Marcos Bethlem, pneumologista da Rede Américas, explica o que é fibrose pulmonar e explica a importância de tratá-la precocemente.
A fibrose pulmonar é uma condição crônica caracterizada pela formação de cicatrizes no pulmão, que pode dificultar a captação de oxigênio e sua consequente entrega aos tecidos. “Por esse motivo, o quadro pode fazer com que o paciente apresente sintomas como dificuldade para respirar", explica o especialista.
De acordo com estudos, a fibrose pulmonar afeta principalmente idosos, com uma progressão que leva à perda funcional pulmonar e diminuição significativa da qualidade de vida.
Comumente, os sintomas de fibrose pulmonar são inespecíficos e, por isso, o indicado é consultar um pneumologista caso surjam manifestações como:
O Dr. Marcos recomenda que “caso surja algum dos sintomas mencionados acima, é indicado consultar um pneumologista, visto que um diagnóstico preciso e o início do tratamento precoce, quando indicado, ajuda a retardar a progressão da doença e melhorar a qualidade de vida".
O profissional destaca ainda que a fibrose pulmonar é um termo genérico para o surgimento de cicatrizes no pulmão. Sendo assim, é importante identificar o que está causando o problema para então tratá-lo.
Dentre as doenças mais comuns, a fibrose pulmonar idiopática aparece como uma das principais condições que levam ao aparecimento progressivo de cicatrizes no pulmão.
Para o diagnóstico, é importante que se monte um 'quebra-cabeça' de informações coletadas por meio da escuta do histórico do paciente (anamnese), exame físico e análises complementares, como tomografia, provas de função respiratórias e exames de sangue. "Em algumas ocasiões também pode ser necessário realizar uma biópsia pulmonar", detalha.
“Síndrome Pós-Covid" e “Covid longa" são os nomes dados às sequelas que aparecem após a recuperação dos pacientes. Entre elas está a fibrose pulmonar, visto que a infecção pelo Sars-CoV provoca uma inflamação pulmonar que pode evoluir para fibrose.
A maioria desses pacientes evolui com recuperação das sequelas pulmonares, mas algumas pessoas podem manter o quadro ou até mesmo apresentar progressão da fibrose. "Por esse motivo é importante manter acompanhamento com pneumologista a fim de monitorar a evolução do quadro", afirma o Dr. Marcos.
Infelizmente, não há uma cura definitiva para a fibrose pulmonar. No entanto, existem tratamentos que podem ajudar a controlar a progressão da doença, aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
O tratamento da fibrose pulmonar varia de acordo com o agente causador. De modo geral, parar de fumar, aderir à reabilitação respiratória, alimentação saudável e atividades físicas ajudam o paciente a respirar melhor.
A depender da causa do problema, podem ser prescritas medicações como corticóide e imunossupressores para reduzir a inflamação e a formação de novas cicatrizes.
Quando a causa for a fibrose pulmonar idiopática, doença para a qual ainda não há cura, o tratamento busca aliviar os sintomas e retardar a progressão do quadro com medicações anti-fibróticas. "Para casos avançados, o uso de oxigênio e o transplante de pulmão podem ser considerados", finaliza o especialista.
A fibrose pulmonar é uma condição crônica que, embora não tenha cura definitiva, pode ser controlada com um diagnóstico precoce e um tratamento adequado.
O acompanhamento constante e a adesão a tratamentos podem ajudar a melhorar a qualidade de vida e retardar a progressão da doença, o que reforça a importância de um cuidado contínuo e personalizado.
Se você sentir algum dos sintomas citados no artigo, não deixe de buscar por um médico. Valorize sua saúde!
POPULARES EM DOENÇAS
Os conteúdos mais buscados sobre Doenças
Sintomas de hemofilia: como identificar e tratar essa condição
Condição é causada por mutações genéticas no cromossomo X
Leia maisDoenças hepáticas: veja as mais comuns e seus tratamentos
Conheça as principais doenças do fígado e as doenças hepáticas. O que são, quais os principais tipos e os sintomas para ficar atento!
Leia maisMieloma múltiplo: o que é, causas, sintomas e tratamentos
Cansaço excessivo, dor no quadril e nas costelas podem ser sinais desta condição
Leia mais