28/02/2025
Revisado em: 21/03/2025
A infecção urinária é bastante comum e merece atenção. Saiba quais são os sintomas, causas e formas de tratamento.
De acordo com o Manual MSD, infecções do trato urinário (ITU) ocorrem em aproximadamente 18% das gestações. Ou seja, é um quadro bastante comum, e o motivo são as alterações no organismo da mulher nesse período que afetam o trato urinário.
Além de interferir na qualidade de vida da gestante, essa condição pode aumentar o risco de morbidade materna e fetal. Mas pode ficar tranquila, porque mesmo sendo um assunto que merece bastante atenção, com o cuidado adequado, pode ser facilmente tratado.
Neste artigo, você vai entender o que é infecção urinária, quais são os sintomas da condição durante a gestação e como é feito o tratamento.
O Dr. Marcus Vinícius Barbosa de Paula, ginecologista e obstetra da Rede América, explica tudo sobre o tema. Venha saber mais na leitura completa deste texto.
A infecção urinária é provocada pela ação de microorganismos. Na maior parte dos casos por bactérias, que afetam qualquer área das vias urinárias, ou seja, a bexiga, os rins e os ureteres.
Na gravidez, esse é um acontecimento bastante comum: em média, ao menos uma vez a mulher terá o quadro durante a gestação.
A facilidade em ter infecção urinária nesse período acontece por causa de mudanças no corpo da mulher na gestação.
Essas alterações contribuem para o desenvolvimento de bactérias na região urinária. Embora uma infecção urinária mereça atenção e tenha alguns riscos, com o tratamento adequado, não apresenta gravidade.
Normalmente, a infecção urinária na gravidez é um pouco mais difícil de ser identificada pelos sintomas. No entanto, fique atenta ao surgimento destes sinais e mantenha sempre os exames de pré-natal em dia. Veja a seguir:
Sintomas como ter vontade de fazer xixi frequentemente ou a sensação de desconforto da bexiga são normais durante a gestação, por isso é preciso avaliar corretamente o quadro por meio de um exame de urina.
Leia também sobre cistite.
Os perigos de não tratar uma infecção urinária durante a gestação são os seguintes para o bebê:
Por isso, é fundamental buscar orientação médica ao perceber alguns dos sintomas citados anteriormente.
Conforme explica o Dr. Marcus Vinícius, depois do diagnóstico da infecção urinária, que é feito por meio de exame de urina normal, a terapêutica é realizada, de modo geral, com o uso de antibióticos, além da indicação de beber bastante água e não prender a urina.
Já em casos mais graves, quando afeta os rins, por exemplo, pode ser necessária a internação da gestante. Mas isso será avaliado caso a caso pelo médico.
Prevenir é sempre melhor do que remediar. Confira algumas dicas para se proteger no dia a dia e evitar o surgimento de uma infecção urinária.
O pré-natal é fundamental para o bom acompanhamento da gestação. Na Rede América, você pode realizar consultas e exames em um só lugar!
POPULARES EM ALIMENTAÇÃO NA GRAVIDEZ
Os conteúdos mais buscados sobre Alimentação na Gravidez
Alimentação na gestação: saiba o que comer durante a gravidez
A dieta na gravidez pode garantir que o recém-nascido nasça nutrido e saudável
Leia maisInfecção urinária na gravidez: sintomas e quando buscar ajuda médica
A infecção urinária é bastante comum e merece atenção. Saiba quais são os sintomas, causas e formas de tratamento.
Leia maisAnemia na gravidez: quais são os sintomas, riscos e prevenção
Conheça os sinais da anemia durante a gravidez e o risco para o bebê e gestante
Leia mais