Ícone
Logo Portal AméricasLogo Portal Américas Mobile
InícioNutrição Dietas

Intolerância ao glúten atinge mais mulheres

Saiba o que é intolerância ao gluten, quais são os sintomas e por que é uma condição que atinge mais mulheres.

A doença não se trata apenas de intolerância a glúten, ela vai muito além de uma simples intolerância, trata-se de uma doença autoimune.

intolerância ao glúten

A doença celíaca não é desenvolvida especificamente por pessoas que possuem o gene HLA-DQ2 ou HLA-DQ8, eles apenas indicam uma pré-disposição. A doença atinge tanto homens quanto mulheres, embora seja mais comum no sexo feminino e pode se manifestar em qualquer idade.

Quando o paciente celíaco consome alimentos com glúten, um dos elementos dessa proteína, chamada gliadina, não é digerida e entra em contato com as camadas mais profundas da mucosa intestinal. O organismo entende isso como uma ameaça e por isso inicia uma reação inflamatória. 

Por esse motivo é que a doença celíaca é considera uma condição autoimune. Ou seja, “é um tipo de patologia em que o sistema imunológico ataca o próprio corpo da pessoa\", explica o gastroenterologista e cirurgião do aparelho digestivo, José Capalbo.

O que sente o paciente celíaco?

Além da reação inflamatória, a doença celíaca também interfere na absorção de nutrientes essenciais para o organismo, como carboidratos, gorduras, proteínas, vitaminas, sais minerais e água. 

O paciente celíaco pode apresentar diversos sintomas, entre eles:

  • Prisão de ventre crônica;
  • Dor abdominal;
  • Desnutrição com déficit de crescimento;
  • Vômitos;
  • Anemia;
  • Emagrecimento;
  • Falta de apetite;
  • Osteoporose;
  • Abortos e esterilidade.

Portanto, atente-se aos sintomas que iniciam relativamente fracos, mas podem ir se agravando ao passar do tempo e se tornar um problema crônico. O diagnóstico precoce auxilia no tratamento e melhoria dessa condição.

Como é feito o diagnóstico de intolerância a glúten?

Para obter o diagnóstico correto, deve-se realizar exames de sangue e histopatológicos, como avaliação clínica, exames sorológicos e exames de anticorpos. É válido lembrar que, para realizar esses exames, é necessário consumir glúten regularmente para haver precisão nos testes.

Não é recomendado realizar uma dieta restrita, retirando o glúten da alimentação antes dos exames necessários. Faça acompanhamento médico e aguarde o diagnóstico correto.

Quais são os tratamentos para a intolerância ao glúten?

O tratamento de intolerância deve iniciar após o diagnóstico, pois varia em cada caso. O mais indicado é isenta por completo o consumo de alimentos que possuem glúten ou seus semelhantes.

Como mencionado anteriormente, o acompanhamento médico é muito essencial para que a condição seja supervisionada, principalmente por um profissional nutricionista, já que os celíacos sofrem deficiência nutricional pela falta do consumo de alguns alimentos. O mais comum é a falta de vitamina B12, ferro, cálcio e vitamina D.

POPULARES EM DIETAS

Os conteúdos mais buscados sobre Dietas

Crudivorismo: entenda sobre a dieta baseada em alimentos crus, seus benefícios e riscos
Dietas restritivas

Crudivorismo: entenda sobre a dieta baseada em alimentos crus, seus benefícios e riscos

Veja o que é o crudivorismo, sua aplicação, quais são os benefícios e riscos de se consumir alimentos crus.

Leia mais
Intolerância ao glúten atinge mais mulheres
Dietas restritivas

Intolerância ao glúten atinge mais mulheres

Saiba o que é intolerância ao gluten, quais são os sintomas e por que é uma condição que atinge mais mulheres.

Leia mais
Ver todos