31/03/2025
Revisado em: 31/03/2025
Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde.
O enfarte é bem comum na nossa população. De acordo com o Ministério da Saúde, estima-se que ocorram aproximadamente 400 mil infartos por ano no Brasil. Além disso, muitas pessoas não sabem reconhecer os sinais de infarto.
Alguns sintomas sinalizam bem claramente que há algo errado com o coração. Outros, no entanto, podem passar despercebidos, mas ainda assim são possíveis em quem está sofrendo um infarto.
As providências médicas nesses casos são extremamente importantes e quanto mais cedo melhor. Por isso, saber reconhecer os sintomas é essencial.
Continue a leitura e saiba mais sobre o que é o infarto e quais são os sinais que alguém pode ter enquanto estiver em crise.
O infarto, também chamado de infarto agudo do miocárdio (IAM), ocorre quando o fluxo de sangue para uma parte do coração é bloqueado, geralmente por um coágulo em uma artéria coronária.
Isso impede que o oxigênio chegue ao músculo cardíaco, causando danos ou morte das células dessa região.
Vários fatores podem levar a um infarto, mas a principal causa está relacionada a problemas nas artérias coronárias. Veja os principais motivos:
Aterosclerose: o acúmulo de placas de gordura nas paredes das artérias pode estreitar ou bloquear o fluxo sanguíneo.
Trombose arterial: a formação de um coágulo dentro da artéria coronária pode impedir a passagem do sangue.
Espasmo coronário: contração súbita da artéria coronária, reduzindo ou bloqueando o fluxo sanguíneo. Isso pode ser desencadeado por estresse, tabagismo e uso de drogas como cocaína.
Dissecação da artéria coronária: uma ruptura na camada interna da artéria pode causar obstrução parcial ou total do fluxo sanguíneo.
Algumas pessoas têm mais chances de sofrer um infarto devido a fatores de risco, como:
Abaixo, listamos nove dos principais sinais do infarto:
O mais comum e importante dos sintomas. A dor ou pressão no peito pode irradiar para o lado esquerdo do corpo, afetando o ombro e até a mandíbula;
Esse é um sinal de alerta, ele sempre vem acompanhado de outros sintomas;
Também considerado um sinal de alerta, o mal estar gástrico é um sintoma causado pelo estado de alerta que o corpo entra quando a pessoa sofre um infarto;
O infarto compromete, além do coração, os pulmões. Por isso, ele pode provocar uma tosse seca. Esse também é um sintoma que não surge sozinho;
O mesmo comprometimento dos pulmões que causa a tosse também pode causar aquela dificuldade para respirar, com a sensação de respiração encurtada e falta de ar;
A arritmia ou a parada cardíaca, resultado do infarto, podem causar uma síncope, que provoca o desmaio;
A baixa oxigenação no cérebro, ocasionada pelo batimento irregular do coração, pode causar tontura. Esse sintoma também não surge sozinho;
Esse é um sintoma não muito comum, mas também relatado por alguns pacientes;
Como o infarto provoca arritmia no coração a pessoa tem a sensação de que está tendo palpitações, com o coração batendo fora do compasso.
Vale lembrar que nem sempre um infarto vem acompanhado de dor no peito. Em mulheres e idosos, principalmente, esse é um sintoma não tão frequente quanto as pessoas imaginam.
Se você sentir sintomas como dor no peito, falta de ar, tontura, suor frio ou náusea, siga estes passos imediatamente:
As medidas são parecidas com a do tópico anterior. Mas, se alguém perto de você apresentar sintomas de infarto, siga estas medidas:
A boa notícia é que a maioria dos infartos pode ser evitada com mudanças simples no estilo de vida. Aqui estão algumas dicas para manter seu coração saudável:
Reduza o consumo de gorduras saturadas, açúcar e sal. Invista em frutas, vegetais e alimentos ricos em fibras.
Movimente-se! Caminhadas diárias, corridas ou academia ajudam a fortalecer o coração.
Se você fuma, considere parar. O tabagismo é um dos principais fatores de risco.
Pratique meditação, yoga ou qualquer atividade que te ajude a relaxar.
Faça exames regularmente para monitorar a pressão arterial, colesterol e glicemia.
Se você sentir dor ou pressão no peito, falta de ar, tontura, suor frio ou náusea, procure atendimento médico imediatamente. O infarto pode ser fatal, mas agir rápido pode salvar sua vida!
POPULARES EM SINTOMAS
Os conteúdos mais buscados sobre Sintomas
Sinais de infarto: veja 9 os principais | Rede Américas
Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde.
Leia maisSintomas da anemia: quais são e como identificá-los | Rede América
Qualquer tipo de anemia deve ser tratado de forma adequada para evitar complicações
Leia maisMialgia: o que é, causas, prevenção e tratamento
Entre as principais causas da mialgia estão o excesso de esforço e o estresse.
Leia mais