Ícone
Logo Portal AméricasLogo Portal Américas Mobile
InícioSaúdeTratamentos

Revisado em: 21/03/2025

Compartilhar:

Icone rede socialIcone rede social

Principais tipos de lesões: veja quais são

Conheça as principais lesões, saiba identificá-las e quais são os tratamentos para cada uma delas. Leia mais e tenha acesso a informações seguras sobre saúde.

Você já ouviu falar em lesões ou até mesmo sofreu alguma? Lesão é um termo que se refere a qualquer alteração incomum ou dano nos órgãos, tecidos, estruturas do corpo ou células. As lesões podem ocorrer pela prática de esportes, traumas, infecções ou doenças. 

lesões

Os principais tipos de lesões são geralmente causados por situações do dia a dia: um passo em falso, uso de calçados inadequados ou um buraco na calçada. 

Separamos as lesões mais comuns e frequentes, como entorse, luxação, fratura e contusão, que afetam a maioria da população. Saiba como identificá-las e o que fazer para tratar cada uma.

O que é entorse? 

A entorse é muito comum nos tornozelos. É uma lesão traumática que envolve a ruptura total ou parcial dos ligamentos das articulações, que são as estruturas responsáveis pela ligação entre os osso e pela estabilidade deles. 

Os sintomas da entorse são dor intensa, inchaço, equimose (mancha roxa) e deformidade no lugar atingido. A principal causa desse tipo de lesão é a pisada incorreta, seja por irregularidade no solo ou uso de calçado indevido. 

O método mais utilizado para tratar a entorse é o R.I.C.E. (Repouso, Gelo, Compressão e Elevação). Em casos mais graves da lesão, podem ser recomendadas sessões de fisioterapia para a reabilitação completa da articulação.

O que é luxação?

A principal característica desse tipo de lesão é a perda completa do contato entre as extremidades ósseas que a compõem, resultando em deslocamento. Normalmente, a luxação é causada por um forte trauma e pode acontecer em diversas partes do corpo, como tornozelo, ombros, joelho, coluna e cotovelo.

Os sintomas predominantes da luxação são dor intensa, incapacidade de movimentar o lugar afetado e deformidade. 

No caso dessa lesão, o tratamento necessário é um atendimento médico imediato para recompor a articulação e, logo após, imobilizar a área para favorecer a cicatrização. Em casos específicos, podem ser necessárias sessões de fisioterapia. 

O que é fratura?

A fratura é a quebra de um osso, com possibilidade de ser completa, incompleta ou total (quando a ruptura é integral, podendo acontecer desvio). Essa lesão ainda pode ser considerada exposta quando o osso machucado rompe a pele. 

Esse tipo de lesão é muito comum em casos de quedas ou acidentes. A fratura exige imobilização por tempo indeterminado, sendo, em alguns casos, sendo necessária cirurgia para facilitar a cicatrização do osso na posição correta. 

O que é contusão?

A contusão é causada por trauma direto nos tecidos superficiais e na musculatura, podendo também atingir alguma articulação, causando dor no local atingido. 

Essa lesão é mais frequente na prática de esportes e nas situações do dia a dia. A contusão pode resultar em inchaço, hematomas e inflamação. Como se trata de uma lesão muito comum no esporte, é conhecida popularmente no futebol como ‘tostão’ ou ‘paulistinha’.

Para esses tipos de lesões, é necessário muito repouso e compressas de gelo na região afetada. Em casos mais graves, um médico deve ser consultado.

Quando é necessário buscar atendimento médico?

Para todos os tipos de lesões, é recomendado buscar cuidados médicos com urgência. Mesmo lesões que aparentam ser leves podem esconder sérios problemas. Com uma avaliação profissional precoce, garante-se um diagnóstico preciso e o início rápido do tratamento adequado para os tipos de lesões. 

POPULARES EM TRATAMENTOS

Os conteúdos mais buscados sobre Tratamentos

Cirurgia bariátrica by-pass: o que é e quando é recomendada
Cirurgias

Cirurgia bariátrica by-pass: o que é e quando é recomendada

A técnica é um marco no tratamento da obesidade e de comorbidades metabólicas

Leia mais
 Como tratar hemorroida: remédios e dicas caseiras
Medicamentos

Como tratar hemorroida: remédios e dicas caseiras

Apesar de afetar 50% da população adulta brasileira, o tema ainda é cercado de tabus e desconforto — saiba como enfrentá-lo 

Leia mais
Ver todos