Resuma este artigo com IA:
O dermatologista atua na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças da pele; A Dermatologia abrange áreas clínicas, estéticas, cirúrgicas e oncológicas

A pele é o maior órgão do corpo humano e exerce funções essenciais para a proteção, regulação térmica e imunidade. Cuidar da sua saúde vai muito além da estética e exige conhecimento médico especializado.
O dia do dermatologista surge justamente para valorizar o profissional responsável pelo diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças que afetam a pele. Além de cabelos, unhas e mucosas.
A data reforça a importância da Dermatologia na promoção da saúde, na detecção precoce de doenças como o câncer de pele e na orientação de cuidados que impactam diretamente a qualidade de vida da população.
Avaliação dermatológica é fundamental para a sua saúde. Agende sua consulta com um dermatologista da Rede Américas.
O dia do dermatologista é comemorado em 5 de fevereiro. A escolha aconteceu por causa da fundação da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) nesta mesma data, no ano de 1912.
Desde o ano 2000, a data é celebrada para reconhecer a importância da especialidade médica no Brasil e no mundo. A SBD utiliza a data para ressaltar a valorização do dermatologista no diagnóstico, tratamento de doenças e cuidado com a saúde da pele.
A celebração também reforça o compromisso da sociedade dermatológica com a elaboração de campanhas de assistência e esclarecimento à população. Promovendo um avanço contínuo da especialidade no país.
O dermatologista é o médico especialista no diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças que afetam a pele, os pelos, as mucosas, os cabelos e as unhas. A pele sendo o maior órgão do corpo humano, está sujeita a diversas condições, e esse médico é o profissional mais qualificado para lidar com elas.
A área médica se concentra tanto nos cuidados da estética quanto na saúde da pele e dos anexos cutâneos. Ele pode realizar tanto procedimentos médicos, quanto cirúrgicos e oncológicos.
O profissional atua também na orientação sobre cuidados gerais, na manutenção da beleza da pele e atua para solucionar problemas estéticos. Para ser considerado especialista na área, é preciso ter concluído a residência médica em Dermatologia.
Também é possível se ele tiver sido aprovado na prova de Título de Especialista em Dermatologia (TED) da SBD, e registrado o seu certificado no Conselho de medicina para obter o Registro de Qualificação de Especialista (RQE).
A Dermatologia é ampla e se divide em diversas subáreas, para oferecer um cuidado completo e especializado.
A área é responsável pelo diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças da pele e seus anexos. A exemplo do tratamento de acne, psoríase, vitiligo e queda de cabelo.
A Dermatologia Oncológica é voltada para o diagnóstico, tratamento e prevenção do câncer de pele.
Essa subespecialidade é indicada para reconhecer os primeiros sinais de alerta do câncer. Sendo responsável por realizar procedimentos como o mapeamento corporal total, a dermatoscopia digital e a cirurgia para tumores de pele.
Nessa área o dermatologista estuda e trata da beleza, visando a manutenção e melhora da aparência da pele. O profissional está autorizado a realizar a aplicação de toxina botulínica, preenchimentos, peeling, laser para rejuvenescimento e remoção de tatuagens.
Os procedimentos cosmiátricos são atos médicos e exigem qualificação dermatológica para garantir a segurança e eficácia.
O médico realiza procedimentos na pele ou tecido subcutâneo com finalidade clínica ou estética. Por isso faz parte das suas competências fazer biópsias, remoção de pintas, cistos e lipomas. Além de fazer correção de cicatrizes, transplante de cabelo e cirurgia de unhas.
O diagnóstico e tratamento clínico-cirúrgico de doenças que acometem a unidade ungueal (unha) é de responsabilidade da Onicologia. Por isso pode fazer o tratamento de unha encravada, onicomicose, unhas frágeis e tumores ungueais.
O especialista médico está apto a diagnosticar e tratar mais de 3 mil doenças dermatológicas que afetam pessoas de todas as idades.
O câncer de pele é uma delas. Além de doenças inflamatórias e autoimunes como a psoríase, vitiligo, dermatites e alergias. Ele também é responsável por tratar infecções: micoses, hanseníase e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) que afetam as mucosas como boca e área genital.
Condições do cabelo e couro cabeludo, como queda de cabelo (alopecia) também fazem parte do escopo de trabalho do dermatologista. Assim como as condições estéticas e da adolescência: acne, rosácea e problemas relacionados ao envelhecimento da pele.
A consulta deve ser feita não apenas em casos de problemas visíveis, mas também de forma preventiva. É recomendado procurar o especialista sempre que surgir qualquer alteração na pele, cabelos ou unhas.
Alguns sinais de alerta que indicam a necessidade de uma consulta incluem:
O acompanhamento regular é importante para o diagnóstico precoce de muitas doenças, para a manutenção da saúde e beleza da pele.
O dia do dermatologista, 5 de fevereiro, é uma data que reforça a relevância desses profissionais para a saúde pública. O dermatologista é o responsável por cuidar da pele. Atuando no diagnóstico e tratamento de mais de 3 mil doenças, e garantindo que a saúde e a beleza caminhem juntas.
Este conteúdo tem caráter informativo e não substitui avaliação médica. Em caso de dúvidas, procure um especialista habilitado.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA (SBD). 5 de fevereiro – dia do dermatologista. Disponível em: https://www.sbd.org.br/5-de-fevereiro-dia-do-dermatologista/. Acesso em: 30 jan. 2026.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA (SBD). Áreas dermatológicas. Disponível em: https://www.sbd.org.br/areas-dermatologicas/. Acesso em: 30 jan. 2026.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA (SBD). O que é dermatologia. Disponível em: https://www.sbd.org.br/o-que-e-dermatologia/. Acesso em: 30 jan. 2026.
DASA. Dermatologista: o que faz e quando consultar. Disponível em: https://nav.dasa.com.br/blog/dermatologista. Acesso em: 30 jan. 2026.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA – REGIONAL RJ (SBDRJ). Dia do dermatologista – sua pele nas mãos de quem realmente entende. Disponível em: https://sbdrj.org.br/dia-do-dermatologista-sua-pele-nas-maos-de-quem-realmente-entende/. Acesso em: 30 jan. 2026.
MEDWAY. Dermatologia Estética: saiba tudo sobre essa especialidade. Disponível em: https://www.medway.com.br/conteudos/dermatologia-estetica-saiba-tudo-sobre-essa-especialidade/. Acesso em: 30 jan. 2026.
AFYA EDUCAÇÃO MÉDICA. Por que ser dermatologista? Entenda esta especialidade médica. Disponível em: https://educacaomedica.afya.com.br/blog/por-que-ser-dermatologista. Acesso em: 30 jan. 2026.
NAVEGUE PELAS NOSSAS UNIDADES