Revisado em: 19/05/2025
Resuma este artigo com IA:
Tontura, vertigem e pressão no ouvido estão entre os principais sintomas.
A labirintite é uma condição que afeta o labirinto, uma estrutura essencial localizada no ouvido interno, responsável pelo equilíbrio e pela audição do corpo humano. Embora seja considerada uma condição séria, também é relativamente rara.

Neste texto, abordaremos as causas, os sintomas e os tratamentos adequados para a labirintite. Saiba mais!
Geralmente, a labirintite é causada por infecções respiratórias, como gripes e resfriados, onde o vírus ou bactéria responsável pela infecção atinge o labirinto, causando essa inflamação.
Infecções virais, tumores e estresse também são possíveis causas. Além disso, condições como diabetes e hipertensão, devido ao impacto nos vasos sanguíneos e outras estruturas da região, às vezes podem desencadear a condição.
Confira quais são os principais sintomas que indicam um quadro de labirintite:
Alguns desses sintomas, como a tontura e a dor de cabeça, podem ser confundidos com os sintomas da anemia. Por isso, é fundamental consultar o médico para um diagnóstico correto e precoce.
Existem diversas situações que podem causar tontura e vertigem, muitas vezes indicando problemas de saúde preexistentes. O ouvido, responsável pelo equilíbrio do corpo, é altamente necessitado de energia, exigindo um suprimento constante de açúcar e oxigênio. Qualquer fator que interfira nesse suprimento pode desencadear tonturas.
Entre as causas comuns de problemas no labirinto, estão:
Portanto, vale ressaltar a importância de uma avaliação médica ao lidar com sintomas de tontura e vertigem.
Para diagnosticar labirintite, o especialista geralmente se baseia nos sintomas relatados pelo paciente e no histórico médico.
Além disso, podem ser solicitados mais exames, como análises sanguíneas, audiometria e testes específicos de equilíbrio, para avaliar a função do sistema vestibular.
Em muitos casos, a labirintite pode ser curada. Para isso, é fundamental obter um diagnóstico preciso, controlar fatores de risco e seguir o tratamento adequado.
Geralmente, o tratamento inclui o uso de medicamentos específicos para reduzir a estimulação do labirinto, aliviar a tontura e reduzir o enjoo durante as crises.
O tratamento da labirintite é realizado conforme as causas da condição. Sendo assim, pode envolver:
Para amenizar uma crise de labirintite, é fundamental buscar tratamento especializado com um médico. No entanto, para prevenir episódios de tontura, que podem surgir em diferentes momentos da vida, algumas medidas podem ser adotadas, como:
Para obter um diagnóstico de labirintite, o médico mais indicado é o otorrinolaringologista, mias precisamente um especializado em otoneurologia. Em alguns casos, é necessário um acompanhamento com outros profissionais, como neurologistas, psiquiatras e fonoaudiólogos.
Os médicos especialistas podem prescrever medicações para tratamento da labirintite, que auxiliem no controle dos sintomas de vertigem e tontura. Junto, é também podem ser indicados anti-inflamatórios para reduzir a inflamação no labirinto.
POPULARES EM SINTOMAS
Os conteúdos mais buscados sobre Sintomas
Conheça os sintomas de HIV no homem, como o vírus é transmitido e por que os sinais podem ser confundidos com gripe. Veja as fases da infecção
Leia maisOs primeiros sinais de HIV podem ser confundidos com uma gripe. Mas no corpo feminino, há alertas específicos
Leia maisUma dor de barriga pode ser mais séria. Conheça os sinais de apendicite infantil e saiba quando procurar um médico
Leia mais