Ícone
InícioSaúdeSintomas

Resuma este artigo com IA:

Ícone

O que tomar para constipação intestinal e aliviar incômodos indesejados

Entenda as estratégias para aliviar o intestino preso, das mudanças de hábito ao uso correto de medicamentos sob orientação médica.

o que tomar para constipação intestinal1.jpg

O desconforto abdominal chega sem avisar, acompanhado de inchaço e uma sensação de peso. Ir ao banheiro, uma função corporal básica, torna-se uma tarefa difícil e frustrante. Se essa cena é familiar, você provavelmente está lidando com a constipação intestinal, popularmente conhecida como intestino preso.

Quais são as primeiras medidas para aliviar a constipação?

Antes de pensar em medicamentos, a estratégia mais eficaz e segura para tratar a constipação ocasional começa com ajustes no estilo de vida. O corpo humano responde bem a uma rotina saudável, e o sistema digestivo não é exceção.

Além de aumentar a ingestão de líquidos, a forma como nos alimentamos impacta diretamente a digestão e o ritmo intestinal. É recomendável fazer refeições menores e mais frequentes, comer devagar e garantir uma hidratação adequada ao longo do dia. Essas práticas ajudam o sistema digestivo a trabalhar de forma mais eficiente.

Gastroenterologistas são os especialistas indicados para o acompanhamento desse tipo de quadro. A Rede Américas conta com médicos renomados atendendo em vários hospitais brasileiros.

Hospital

Localização

Agendamento

Hospital Paraná

Av. Dr. Luiz Teixeira Mendes, 1929 - Zona 05, Maringá - PR, 87015-000

Busque aqui o gastro mais próximo de você no Paraná

Hospital Leforte Morumbi

Rua dos Três Irmãos, 121 - Morumbi - São Paulo-SP

 

 

 

Agende sua consulta com um gastro em São Paulo

Hospital Leforte Liberdade

Rua Barão de Iguape - Liberdade, São Paulo - SP

Hospital Nove de Julho - Alphaville

Av. Cauaxi, 118 - Alphaville - barueri - São Paulo-Sp

Hospital Christóvão da Gama Diadema

 

R. São Jorge, 98 - Centro, Diadema - SP

Encontre um especialista perto de você!

Aumente a ingestão de líquidos, especialmente água

As fibras precisam de água para funcionar corretamente. Sem hidratação adequada, o aumento de fibras pode até mesmo piorar o quadro. A água ajuda a amolecer as fezes, facilitando sua passagem pelo intestino. A recomendação geral é consumir cerca de 2 litros de líquidos por dia, mas essa necessidade pode variar.

Adicione mais fibras à sua alimentação

As fibras são a base para a formação de um bolo fecal saudável. Elas aumentam o volume das fezes e estimulam os movimentos peristálticos, as contrações que empurram o conteúdo intestinal. Fontes de fibras incluem frutas, vegetais, legumes e grãos integrais.

Tipo de Fibra

Fontes Comuns

Como Atua

Solúvel

Aveia, cevada, psyllium, maçãs, cenouras

Forma um gel com a água, amolecendo as fezes.

Insolúvel

Farelo de trigo, nozes, feijão, couve-flor

Aumenta o volume do bolo fecal, acelerando o trânsito.

Pratique atividade física regularmente

O sedentarismo contribui para a lentidão do trânsito intestinal. Exercícios como caminhada, corrida ou natação fortalecem a musculatura abdominal e estimulam a motilidade do intestino. Uma rotina de 30 minutos na maioria dos dias da semana já pode trazer benefícios significativos.

Que alimentos funcionam como laxantes naturais?

Diversos alimentos são conhecidos por seu efeito regulador no intestino. Incorporá-los na dieta diária é uma forma natural e segura de combater a constipação. Algumas das melhores opções são:

  • Mamão: rico em papaína, uma enzima que auxilia na digestão, e em fibras.
  • Ameixa preta: contém sorbitol, um tipo de açúcar com efeito laxativo, além de alta concentração de fibras.
  • Kiwi: estudos mostram que o consumo regular de kiwi pode aumentar a frequência das evacuações e o volume das fezes.
  • Sementes de linhaça e chia: quando hidratadas, formam um gel que lubrifica o intestino e facilita a passagem do bolo fecal.
  • Psyllium: uma fibra solúvel potente que absorve grande quantidade de água, sendo uma das primeiras recomendações para regularizar o intestino.

Leia também: Veja quais são os alimentos ricos em água

Quando os medicamentos para constipação são necessários?

Quando as mudanças na dieta e no estilo de vida não são suficientes, um médico pode indicar o uso de medicamentos. É fundamental que essa decisão seja acompanhada por um profissional, pois o uso indiscriminado pode trazer riscos. Os laxantes são divididos em categorias, cada um com um mecanismo de ação diferente.

Laxantes formadores de volume

Geralmente são a primeira linha de tratamento medicamentoso. Compostos por fibras como o psyllium ou a metilcelulose, eles agem de forma semelhante aos alimentos, aumentando o volume das fezes com a absorção de água. Seu efeito não é imediato.

Laxantes osmóticos

Substâncias como a lactulose e o hidróxido de magnésio atuam "puxando" água para dentro do intestino. Esse aumento de líquido na luz intestinal hidrata e amolece as fezes, facilitando a evacuação. São considerados seguros para uso a curto e médio prazo, sempre com orientação.

Laxantes estimulantes

Medicamentos como o bisacodil e os compostos com sene (senna) agem diretamente na parede do intestino, estimulando as contrações para acelerar o trânsito. Por serem mais potentes, são geralmente indicados para casos pontuais e não devem ser usados de forma crônica sem supervisão médica, pois podem causar dependência ou "intestino preguiçoso".

É seguro usar laxantes por conta própria?

A automedicação com laxantes é um risco significativo. O uso contínuo, principalmente de estimulantes, pode fazer com que o intestino perca sua capacidade natural de contrair, criando um ciclo de dependência do medicamento para conseguir evacuar. Além disso, a constipação pode ser um sintoma de uma condição de saúde mais séria, e o uso de laxantes pode mascarar o diagnóstico.

A cautela é ainda maior para pessoas com problemas renais, como a Doença Renal em Estágio Terminal. Nesses casos, a capacidade do corpo de eliminar as substâncias do medicamento é reduzida. Isso pode levar ao acúmulo da medicação, causando efeitos colaterais graves, inclusive no sistema nervoso, como letargia (cansaço extremo) e confusão.

E durante a gravidez, o que é seguro tomar?

A constipação é muito comum na gestação devido às alterações hormonais. A abordagem deve ser ainda mais cautelosa. A primeira recomendação é sempre focar no aumento da ingestão de água e fibras. Medicamentos, mesmo os considerados naturais, só devem ser utilizados com a aprovação expressa do obstetra responsável, pois algumas substâncias podem ser prejudiciais.

Quais sinais indicam que devo procurar um médico?

A constipação ocasional geralmente se resolve com medidas simples. No entanto, é fundamental buscar avaliação médica se você apresentar algum dos seguintes sinais de alarme:

É importante estar atento, pois a constipação persistente também pode ser um sintoma de condições subjacentes, como miomas uterinos. Estes são tumores benignos que se desenvolvem na parede do útero e, dependendo do tamanho e localização, podem exercer pressão na região pélvica, contribuindo para o desconforto e a prisão de ventre.

Além das causas mais comuns, estudos sugerem que a exposição a certos poluentes químicos, como o PFOA, pode estar relacionada a manifestações digestivas, incluindo a constipação. Isso indica que fatores ambientais podem influenciar a motilidade intestinal.

  • Constipação que dura mais de duas semanas sem melhora.
  • Dor abdominal intensa ou cólicas severas.
  • Presença de sangue nas fezes.
  • Perda de peso não intencional.
  • Alteração no padrão intestinal sem causa aparente.

Este conteúdo tem caráter informativo e não substitui avaliação médica. Em caso de dúvidas, procure um especialista habilitado.

Bibliografia

GUO, J. et al. Baclofen potentiates neurological impairment in dialysis disequilibrium syndrome. Cureus, [s.l.], [s.d.]. Disponível: https://www.cureus.com/articles/381563-baclofen-potentiates-neurological-impairment-in-dialysis-disequilibrium-syndrome#!/. Acesso em: 18 jan. 2026.

MONTES, A. F. et al. TTD expert consensus on emesis in gastric cancer: evidence-based strategies for prevention and treatment. Clinical & Translational Oncology, [S.l.], jul. 2025. Disponível: https://link.springer.com/article/10.1007/s12094-025-03982-2. Acesso em: 18 jan. 2026.

PEIXOTO-RODRIGUES, M. C. et al. Early-life exposure to PCBs and PFAS exerts negative effects on the developing central nervous system. Journal of hazardous materials, [S.l.], dez. 2024. Disponível: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0304389424034137?via%3Dihub. Acesso em: 18 jan. 2026.

PSILOPATIS, I. et al. Leveraging artificial intelligence for evidence-based recommendations in uterine fibroid therapy: addressing the unmet need in German healthcare—a clinical trial. International Journal of Gynaecology and Obstetrics, [S. l.], 29 jul. 2025. Disponível: https://obgyn.onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/ijgo.70407. Acesso em: 18 jan. 2026.

Ícone do WhatsAppÍcone do Facebook

UNIDADES ONDE ESPECIALISTAS ATENDEM

NAVEGUE PELAS NOSSAS UNIDADES

Foto do Hospital São Lucas Copacabana

Hospital São Lucas Copacabana

Localização

Tv. Frederico Pamplona, 32 - Copacabana, Rio de Janeiro - RJ, 22061-080

Telefone(21) 2545-4000

Foto do Hospital Nossa Senhora do Carmo

Hospital Nossa Senhora do Carmo

Localização

Rua Jaguaruna, 105 – Campo Grande

Telefone(21) 3316-2900

Foto do Hospital Santa Paula

Hospital Santa Paula

Localização

Av. Santo Amaro, 2468 - Brooklin, São Paulo - SP

Telefone(11) 3040-8000

Foto do AMO - Feira de Santana

AMO - Feira de Santana

Localização

Ed. Meddi - Av. Getúlio Vargas, 844 - 3 andar - Centro, Feira de Santana - BA, 44001-525

Telefone(71) 4020-5599

Foto do Maternidade Brasília

Maternidade Brasília

Localização

St. Sudoeste QMSW 4 - Cruzeiro / Sudoeste / Octogonal, Brasília - DF, 70680-400

Telefone(61) 2196-5300

Foto do Hospital Samaritano Higienópolis

Hospital Samaritano Higienópolis

Localização

R. Conselheiro Brotero, 1486 - Higienópolis, São Paulo - SP

Telefone(11) 3821-5300

Foto do Hospital da Bahia

Hospital da Bahia

Localização

Av. Prof. Magalhães Neto, 1541 - Pituba, Salvador - BA, 41810-011

Telefone(71) 4020-0057

Foto do CHN - Complexo Hospitalar de Niterói

CHN - Complexo Hospitalar de Niterói

Localização

Tv. Lasalle, 12 - Centro, Niterói - RJ, 24020-096

Telefone(21) 2729-1000

Foto do Hospital Brasília

Hospital Brasília

Localização

St. de Habitações Individuais Sul QI 15 - Lago Sul, Brasília - DF, 71681-603

Telefone(61) 4020-0057

Ícone do WhatsAppÍcone médicoAgende sua consulta