Revisado em: 02/02/2026
Resuma este artigo com IA:
O câncer é uma das principais causas de morte prematura no mundo; a data reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer é a primeira ou segunda causa de morte prematura (antes dos 70 anos) na maioria dos países. O Instituto aponta que 1 em cada 5 indivíduos terão a doença ao longo da vida.
Estimativas da International Agency for Research on Cancer (Iarc), em 2020, mostra que houve 19,3 milhões de casos novos da doença no mundo. O câncer de mama feminino é o mais incidente, seguido pelo câncer de pulmão, colorretal, próstata e de pele não melanoma.
Diante desse cenário alarmante, cresce a necessidade de informação, prevenção e diagnóstico precoce. O que torna fundamental compreender qual é o dia mundial do câncer e por que essa data tem um papel tão relevante na conscientização global.
A realização de exames de rastreamento é um passo importante. Agende sua consulta em um hospital da Rede Américas.
O câncer não é uma enfermidade única, mas sim o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças. Elas possuem uma característica central: o crescimento desordenado das células. Células que tendem a ser agressivas e incontroláveis, formando tumores que podem invadir tecidos e órgãos vizinhos.
Os cânceres recebem denominações específicas a depender do tecido de origem. A exemplo dos carcinomas, que se originam nos tecidos epiteliais. O câncer começa na pele ou nos tecidos que revestem órgãos internos.
Já os sarcomas têm origem nos tecidos conjuntivos. Nesses casos, a doença começa nos ossos, cartilagens, gordura, músculos ou vasos sanguíneos.
Algumas outras definições também são importantes de serem conhecidas, como a palavra tumor. Ela se refere a massa de tecido formada pelo crescimento celular anormal. A metástase é a capacidade das células cancerosas de se espalharem para outras regiões do corpo.
O câncer advém de vários fatores, divididos entre externos e internos. Sendo que a maioria dos casos estão ligados às causas externas ou fatores de risco modificáveis: ambientes, hábitos e estilo de vida.
Esses fatores externos incluem o tabagismo, a exposição excessiva ao sol, alimentação inadequada (consumo de carnes processadas e alimentos ultraprocessados), sedentarismo e exposição a agentes químicos no ambiente de trabalho.
A exposição a certos vírus como o HPV, o HTLV-1 e hepatite C também está associada ao surgimento de alguns tipos de câncer. As causas internas estão ligadas à mutações genéticas, hormônios e condições imunológicas. Os casos ligados a fatores hereditários são raros.
O dia mundial do câncer é celebrado todos os anos no dia 04 de fevereiro. A data foi estabelecida pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) com apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS). O objetivo é aumentar a conscientização e a educação global sobre a doença.
A escolha do dia visa dar visibilidade à causa e mobilizar a sociedade e os governos para a implementação de medidas eficazes de controle e prevenção. Uma vez que o crescimento desordenados das células é o principal problema de saúde pública no mundo, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA).
A importância do dia 04 de fevereiro está na sua capacidade de mobilização social. A data é utilizada para desmistificar a doença, combater estigmas e cobrar ações governamentais mais eficazes. São elas: políticas públicas, pesquisa e acesso a serviços de saúde de qualidade.
A Fiocruz deixa claro que campanhas globais, como a atual “Unidos pelo Único”, busca humanizar o tratamento. O foco é na história de cada pessoa e no reconhecimento que cada experiência com o câncer é singular. Esses princípios ajudam a melhorar a adesão ao tratamento e a qualidade de vida dos pacientes.
A data também é fundamental pois estimula a prevenção e reduz o impacto financeiro. De acordo com o Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRMPR) o custo global por ano do câncer é estimado em 1,16 trilhões de dólares. O diagnóstico tardio torna o tratamento mais caro e menos efetivo.
A prevenção do câncer é dividida em dois pilares principais: a prevenção primária (evitar o surgimento da doença) e a prevenção secundária (diagnóstico precoce).
A prevenção primária pelo estilo de vida. Então o ideal é não fumar, adotar uma alimentação saudável, manter o peso corporal adequado, praticar atividades físicas e evitar bebidas alcoólicas e carnes processadas.
Assim como evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h e evitar a exposição a agentes cancerígenos no ambiente de trabalho. A amamentação é um fator protetor especificamente para o câncer de mama.
Dentre as prevenção secundária está o rastreamento e a vacinação. A imunização contra o HPV é indicada para meninas e meninos de 9 a 14 anos, com o objetivo de prevenir o câncer de colo de útero.
Já a vacina contra a hepatite B previne contra o câncer de fígado. Em relação ao rastreamento, para o câncer de colo de útero pode ser feito o exame preventivo (papanicolau) e para o câncer de mama a mamografia. No caso do câncer colorretal pode ser feita a colonoscopia ou a pesquisa de sangue oculto nas fezes.
O paciente oncológico no Brasil possui uma série de direitos sociais e financeiros assegurados por lei. O propósito é garantir a dignidade do paciente oncológico durante o tratamento e a manutenção da sua qualidade de vida.
O INCA e a OAB possuem cartilhas mostrando quais os direitos desse público. O tratamento pelo SUS, com acesso universal e gratuito ao diagnóstico e tratamento da doença é um deles.
Além de benefícios previdenciários como auxílio-doença e a aposentadoria por inivalidez, caso a doença cause incapacidade para o trabalho. O Benefício de Prestação Continuada (BPC) também faz parte dos direitos, sendo indicado para pessoas de baixa renda e com deficiência.
Também é possível sacar valores como o FGTS (Fundo de Garantia Por Tempo de Serviço) e o PIS/PASEP. Os pacientes oncológicos também podem ter isenção de imposto de renda sobre a aposentadoria ou pensão. Ou de IPI, ICMS e IPVA na compra de veículos adaptados.
Em alguns casos, é possível que tenham passe livre em transporte coletivo, seja ele municipal, intermunicipal e interestadual. Em processos judiciais e administrativos eles têm prioridade. Para quem foi acometido pelo câncer de mama, o estado dá direito à cirurgia plástica reconstrutiva da mama após a mastectomia.
Saber qual é o dia mundial do câncer vai além de memorizar uma data no calendário. Trata-se de compreender a urgência da prevenção, incentivando a adoção de hábitos saudáveis e a realização de exames de rastreamento.
A data serve para apoiar e dar voz a quem enfrenta a doença, promovendo um cuidado mais humano. O dia 4 de fevereiro lembra que, embora o câncer seja uma doença complexa, a união de esforços e a disseminação de informações corretas podem salvar milhões de vidas.
Este conteúdo tem caráter informativo e não substitui avaliação médica. Em caso de dúvidas, procure um especialista habilitado.
CENTRO DE ESTUDOS EM ÉTICA, POLÍTICAS PÚBLICAS E SAÚDE – CEE/Fiocruz. Dia Mundial do Câncer: tema “Unidos pelo único foco: na história de cada pessoa”. Fiocruz, s. d. Disponível em: https://cee.fiocruz.br/dia-mundial-do-cancer-tema-unidos-pelo-unico-foco-na-historia-de-cada-pessoa/. Acesso em: 29 jan. 2026.
CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO PARANÁ – CRM-PR. Dia Mundial do Câncer: qual o significado? CRM-PR, s. d. Disponível em: https://www.crmpr.org.br/Dia-Mundial-do-Cancer-qual-o-significado-13-58172.shtml. Acesso em: 29 jan. 2026.
INCA – Instituto Nacional de Câncer. Direitos sociais da pessoa com câncer (5. ed., 3. reimpressão). INCA, s. d. Disponível em: https://www.inca.gov.br/sites/ufu.sti.inca.local/files//media/document/direitos_sociais_da_pessoa_com_cancer_5a_edicao_3a_reimpressao_0.pdf. Acesso em: 29 jan. 2026.
INCA – Instituto Nacional de Câncer. Estimativa 2023: Incidência de câncer no Brasil. INCA, s. d. Disponível em: https://www.inca.gov.br/sites/ufu.sti.inca.local/files//media/document//estimativa-2023.pdf. Acesso em: 29 jan. 2026.
INCA – Instituto Nacional de Câncer. Termos relacionados ao câncer. INCA, s. d. Disponível em: https://www.inca.gov.br/es/taxonomy/term/770. Acesso em: 29 jan. 2026.
OAB-MG – Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais. Cartilha paciente oncológico. OAB-MG, s. d. Disponível em: https://www.oabmg.org.br/DocPublicacoes/cartilha_paciente_oncologico_final_web_333.pdf. Acesso em: 29 jan. 2026.
PREFEITURA DE SÃO PAULO. Dia Mundial do Câncer: alerta para a conscientização sobre a doença. Prefeitura de São Paulo, s. d. Disponível em: https://prefeitura.sp.gov.br/w/noticia/dia-mundial-do-cancer-alerta-para-a-conscientizacao-sobre-a-doenca. Acesso em: 29 jan. 2026.
SBOC – Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica. Dia Mundial do Câncer. SBOC – Notícias, s. d. Disponível em: https://www.sboc.org.br/noticias/item/1466-dia-mundial-do-cancer. Acesso em: 29 jan. 2026.
BVSMS – Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde. 04/02 – Dia Mundial do Câncer. Ministério da Saúde, s. d. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/04-02-dia-mundial-do-cancer/. Acesso em: 29 jan. 2026.
NAVEGUE PELAS NOSSAS UNIDADES